O Hospital Municipal de Uberlândia foi autuado pela Vigilância Sanitária após uma fiscalização que apontou sérias irregularidades nas condições de limpeza da unidade e no uso de insumos vencidos, o que levanta preocupações sobre a segurança de pacientes e profissionais de saúde.
A inspeção foi realizada no mês passado e, segundo os fiscais, a situação encontrada gerou a abertura de um processo administrativo para apurar os fatos.
Fotos enviadas à Vigilância Sanitária, anexadas à denúncia, mostram o piso do hospital com sujeira acumulada e uma lixeira de resíduos infectantes transbordando. Em uma das imagens, é possível ver lixo hospitalar espalhado pelo chão de um dos banheiros da unidade, o que representa um risco sanitário grave.
Apesar de procurada no início da semana, a Prefeitura de Uberlândia não se manifestou até a publicação da reportagem. Somente nesta quinta-feira (2), divulgou um comunicado à imprensa informando que realizou uma vistoria preventiva no hospital com o objetivo de “regularizar e manter em níveis altos a limpeza e higienização de todo o espaço”.
Além da falta de higiene, os fiscais identificaram o uso de insumos vencidos em exames laboratoriais e transfusões de sangue. Entre os produtos fora da validade estavam os reagentes Controcel, Revercel e Triacel – fundamentais para testes imuno-hematológicos, que incluem a identificação de grupos sanguíneos e a detecção de anticorpos irregulares em pacientes.
A Vigilância Sanitária segue acompanhando o caso, e o hospital deverá apresentar respostas no decorrer do processo administrativo.
Fonte: G1/Triângulo
											
								
								
															

